VENCENDO CRISES ATRAVÉS DA FÉ

QUEBRA-GELO: Qual foi o seu maior gigante?

Todos nós, em algum momento, lidamos com alguma coisa, alguma pessoa, alguma situação, que parecia muito maior do que nós, ou parecia impossível de ser vencida. De alguma maneira você sobreviveu e está vivo para contar a vitória. Assim, que tal compartilhar com os demais?

Qual o maior gigante que você já enfrentou?

Algumas possíveis coisas: Uma cirurgia ** tomar injeção ** vestibular  ** andar de avião pela primeira vez ** entrevista de emprego ** afogamento ** exame de próstata ** bullying ** etc. etc. Cada um fique bem à vontade para falar de um gigante que lhe desafiou e de como você o venceu.

TEXTO: João 10.10; Hebreus 11.6

João 10.10: “O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.

Hebreus 11.6: “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”.

RESUMO DA MENSAGEM

Esta mensagem é o início de uma nova série chamada “Vida Abundante”, baseada no texto de João 10.10, onde Jesus promete uma vida abundante para aqueles que o receberem. A série está ligada ao tema do ano 2016 d Igreja da Paz Ceará que é “O ano da oração e da frutificação”. Assim, a primeira mensagem é Vencendo crises através da fé. O pastor disse que a crise está em todo lugar: nos noticiários, na política, nas finanças, na moral, no clima, na saúde pública, nas famílias, etc. Assim, como desfrutar da vida abundante prometida por Jesus diante de uma crise? Em primeiro lugar, 1. Assuma sua autoimagem de vitória. O exemplo para isto é a história dos espias na terra prometida. Josué e Calebe tiveram uma visão correta, um espírito de excelência (Números 14). Os 10 espias tinham uma autoimagem derrotista, viam-se como gafanhotos; Josué e Calebe tinham a visão de exterminadores de gigantes. 2. Foque nas promessas e não nos problemas. Temos a tendência de engrandecer aquilo que focamos. Devemos focar na grandeza e no poder de Deus, não nos problemas. Foque no que Deus fala sobre você: “Pois somos feitura dele, criados em Cristo Jesus” (Efésios 2.10). “Por modo assombrosamente maravilhoso me formaste” (Salmo 139.14). “Guarda-me como a menina dos olhos” (Salmo 17.5). “Somos mais que vencedores” (Romanos 8.37). “Tudo posso naquele que me fortalece” (Filipenses 4.13). Ocupe a sua mente agradecendo ao Senhor e concentrando mais energia na fé nas promessas do Senhor. Como Davi, você deve focar no tamanho do seu Deus, não no tamanho do gigante. Através da sua fé você vai superar todos os problemas, todas as crises, e desfrutar da vida abundante que Ele tem para você!

 

EM DISCUSSÃO 

  1. Em Números 13.33, os 10 espias disseram: “Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos”. Com base nesta declaração, e o próprio contexto do relato e da mensagem, o que significa ter uma mentalidade de gafanhoto?

Respostas pessoais e variadas.

 Em Números 14.6-9, quais algumas das declarações de Josué e Calebe, como atitude correta diante dos mesmos gigantes vistos pelos outros 10?

  • A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra muitíssimo boa
  • O SENHOR… nos fará entrar nessa terra e no-la dará, terra que mana leite e mel.
  • Não temais o povo dessa terra, porquanto, como pão, os podemos devorar
  • O SENHOR é conosco; não os temais.

 

  1. Atenção ministrador: Pegue uma moeda de 1 real ou de 0,25 centavos. Como o pastor fez, peça que cada pessoa a aproxime do olho, cada vez mais perto, mirando para uma das lâmpadas do teto, até a lâmpada sumir. Deixe que vários façam a experiência, e depois pergunte: O que é mais forte, o brilho da lâmpada ou o escuro da moeda?

Respostas pessoais e variadas.

 

  1. O texto de II Coríntios 2.14 está inserido num contexto de lutas e incertezas. Mas Paulo faz uma tremenda declaração. O que ela significa para Paulo e significa também para nós hoje? O que Deus faz por nós?
  • Sempre nos conduz em triunfo, em vitória, na pessoa de Cristo Jesus;
  • Deus faz exalar em todo lugar o perfume do Seu conhecimento através de nós! Perfume de bênção e de vitória.

 

  1. O que mais Deus falou ao seu coração através dessa mensagem?

 Respostas pessoais e variadas.

FONTE:

Ministrada na Igreja da Paz Ceará pelo Pastor Sandro Oliveira em 02 de janeiro de 2016

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: