NOSSOS FILHOS FARÃO PROEZAS PARA CRISTO

Série: Família, um presente de Deus

REFLEXÃO: Valorizando os verdadeiros tesouros

Certo dia, o dono de um pequeno comércio abordou na rua seu amigo, o poeta Olavo Bilac. Sr. Bilac, estou precisando vender meu sítio, que o senhor tão bem conhece. Será que poderia redigir para mim um anúncio para o jornal? Olavo Bilac apanhou lápis e papel, e escreveu: “Vende-se encantadora propriedade, onde cantam os pássaros ao amanhecer no extenso arvoredo, cortado por cristalinas e plácidas águas de um lindo ribeirão. A casa, banhada pelo sol nascente, oferece a sombra tranquila das tardes nas varandas.” Alguns meses depois, o poeta encontrou-se com o comerciante e perguntou se ele já havia vendido o sítio. Nem pensei mais nisso, disse o homem. Depois que li o anúncio é que percebi a maravilha, o tesouro que tinha!
Lembre-se: Sua família é um presente de Deus!

 

TEXTO: Deuteronômio 6.2, Deuteronômio 6.5-9, 1 Coríntios 11.1, Isaías 54.13

Deuteronômio 6.2: Desse modo vocês, seus filhos e seus netos temerão o Senhor, o seu Deus, e obedecerão a todos os seus decretos e mandamentos, que eu lhes ordeno, todos os dias da sua vida, para que tenham vida longa.

Deuteronômio 6.5-9: Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças. Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa. Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.

1 Coríntios 11.1:Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo.

Isaías 54.13: Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de suas crianças.

 

RESUMO DA MENSAGEM

Deus tem um plano especial para todas as famílias, e deixou Sua Palavra como manual para sermos bem sucedidos em todas as áreas. E na criação de filhos, não é diferente, precisamos conhecer e viver as orientações do Criador das famílias. 1. A importância de expressar amor, afeto e afirmação. Investir tempo de qualidade com a família. Filhos que recebem carinho dos pais, como abraços e beijos, não sentirão carência de afeto. Afirmação: falar coisas boas aos filhos, a cada correção devem ser ditas 5 palavras de elogio. Declare palavras de fé e vitória sobre os filhos. Ajude-os a entender quem eles são em Cristo. O pai ajuda a criança a estabelecer sua identidade sexual. 2. O amor verdadeiro flui de coração para coração. O amor verdadeiro inclui a disciplina. “Sanduíche”: amor/disciplina/amor, explica onde errou/disciplina, nunca com a mão/abraça e ama. Ajuda o filho a priorizar as coisas de Deus, ensinando a amá-Lo e temê-Lo, obedecendo de coração. Os pais devem ser exemplos para os filhos. “Todo pai deveria saber que um dia seu filho vai seguir o seu exemplo e não os seus conselhos” (Charles F. Kettering). 3. O segredo da fé para a vitória dos seus filhos. A oração e a fé viva em Jesus funcionam, atraem o poder milagroso do Espírito Santo. Tenha um relacionamento com Deus, faça culto doméstico, ore, aplique fé para a vitória do seu filho, acredite nele!

 

EM DISCUSSÃO 

  1. Como os pais podem expressar amor, afeto e afirmação aos filhos?

Investindo tempo de qualidade com os filhos, demonstrando carinho, com beijos e abraços; falando coisas boas a eles, a cada correção, devem ser ditos 5 elogios, declarando palavras de fé, ajudando-os a entenderem quem são em Cristo; ajudando-os a estabelecer a identidade sexual, afirmando o ser homem e o ser mulher.

 

  1. O que você entendeu da expressão: “Todo pai deveria saber que um dia seu filho vai seguir o seu exemplo e não os seus conselhos”?

Respostas pessoais e variadas.

 

  1. Qual o segredo para a vitória dos seus filhos? Como aplicá-lo?

A fé viva em Jesus. Tendo um relacionamento com Deus, vida de oração, fazer culto doméstico, declarar palavras de fé e vitória, etc.

 

  1. O que mais Deus falou ao seu coração através dessa mensagem?

 Respostas pessoais e variadas.

Ministrada na Igreja da Paz Ceará pelo Pastor Abe Huber

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: