CHEIOS DA REVELAÇÃO NO PLENO CONHECIMENTO DE DEUS – SÉRIE EFÉSIOS (PARTE 2)

Dinâmica: Refletindo sobre o nosso chamado

Nesse domingo fomos incentivados a buscar em Deus revelação do nosso chamado, do propósito pelo o qual fomos criados, e assim, viver de acordo com ele. Peça para o grupo, compartilhar brevemente como tem sido sua busca sobre esse propósito.  E aqueles que já têm compreensão do seu chamado podem compartilhar com os demais, encorajando-os. Lembrem-se: fomos criados para o louvor da glória de Deus. Ele tem propósitos especiais e grandiosos para cada um de nós. Queremos, assim como Jesus, declarar para o Pai: Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer” (João 17:4). Aleluia!

TEXTO: Efésios 1.15-23

Efésios 1.15-23: Por isso, também eu, tendo ouvido a fé que há entre vós no Senhor Jesus e o amor para com todos os santos, não cesso de dar graças por vós, fazendo menção de vós nas minhas orações, para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos conceda espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele, iluminados os olhos do vosso coração, para saberdes qual é a esperança do seu chamamento, qual a riqueza da glória da sua herança nos santos e qual a suprema grandeza do seu poder para com os que cremos, segundo a eficácia da força do seu poder; o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-o dentre os mortos e fazendo-o sentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir, não só no presente século, mas também no vindouro. E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu à igreja, a qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.

RESUMO DA MENSAGEM

Continuando o estudo da carta aos Efésios, vemos que Paulo nesta oração, não pede que Deus lhes dê aquilo que não têm, mas sim que lhes revele o que já possuem. Ele ora por revelação, porque sem revelação não conseguimos entender e desfrutar das bênçãos que Deus já liberou para nossas vidas. Para ter revelação precisamos de fé e amor. Significa mais do que conhecer a Palavra na mente, mas recebê-la em nosso espírito. Para isso é necessário que se remova o véu: do orgulho, da religiosidade, do pecado e da insubmissão. Ter revelação sobre: 1. A esperança do seu chamamento. Deus nos criou para algo grandioso. Precisamos conhecer o nosso chamado e viver alinhado com ele. 2. A riqueza da glória da sua herança nos santos. Deus já nos abençoou com toda sorte de bênçãos, precisamos ter revelação dessa realidade para desfrutarmos das riquezas da glória. Ele já no deu os recursos necessários para cumprirmos os Seus propósitos. 3. A suprema grandeza do seu poder. O mesmo poder que Deus usou para ressuscitar Jesus está disponível para nós! Vamos fazer como Paulo, orando diariamente, crescendo em intimidade com Jesus e em revelação em nosso espírito de tudo aquilo que Ele tem para nós e já nos deu. Deus deseja abrir nossos olhos para essas realidades!

PONHA EM DISCUSSÃO

  1. Nessa mensagem, aprendemos sobre a importância do cristão ter espírito de revelação, o que transforma toda a sua vida. O que significa ter revelação? Como podemos tê-la?

Revelação significa remover o véu, ter os olhos abertos para o espiritual, recebendo a Palavra de Deus em nosso espírito. Para termos revelação são necessários fé e amor. Temos que remover o véu do orgulho, da religiosidade, do pecado e da insubmissão. Precisamos investir em nosso relacionamento de qualidade com Deus.

 

  1. Em Efésio 1.17-19, Paulo ora para que os efésios tenham revelação em três aspectos. Quais são eles?
  • A esperança do seu chamamento
  • A riqueza da glória da sua herança nos santos
  • A suprema grandeza do seu poder

 

  1. O que você entendeu como ter revelação sobre a riqueza da glória da sua herança aos santos?

Deus já nos abençoou com toda sorte de bênçãos, precisamos somente tomar posse delas, compreender nossa realidade espiritual. Já recebemos de Deus tudo o que precisamos para cumprir o Seu chamado. A glória de Deus compreende todas as qualidades, virtudes e atributos de Deus, juntos.

 

  1. O que mais Deus falou ao seu coração através dessa mensagem?

Respostas pessoais e variadas.

Ministrada na Igreja da Paz Ceará pelo Pastor Sandro Oliveira

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: