Células Só de Crianças na Igreja Elim

Células Só de Crianças na Igreja Elim

Por Joel Comiskey, excertos de Children in Cell Ministry (Crianças no Ministério Celular) (disponível em 23 de novembro, 2015), http://store.joelcomiskeygroup.com/chincemidifu.html

As células só de crianças da Elim são lideradas por pessoas que tenham dezesseis anos ou mais. Elas brotam por toda a cidade, onde quer que a Elim consiga encontrar um anfitrião disposto. As células frequentemente acontecem na mesma casa da célula adulta, mas as crianças se reúnem em uma sala diferente e ficam separadas do início ao fim, embora as crianças possam se reunir com os adultos durante o tempo de comunhão. Muitas células infantis se reúnem várias horas antes da célula de adultos na noite de sábado.

Normalmente, um membro da equipe de liderança da célula adulta vai sentir um chamado para liderar a célula de crianças, passar pelo treinamento necessário e, então, tornar-se o líder da célula infantil.

As células infantis da Elim funcionam de modo muito parecido com as células adultas. Como os grupos de adultos, é promovida a participação e a ênfase está tanto no evangelismo como na edificação. Há um quebra-gelo inicial, seguido de um tempo de compartilhamento sobre a obra atual de Deus nas vidas das pessoas presentes. Depois, há um tempo de confissão e de oração uns pelos outros. Adoração, compartilhamento e memorização de versículos bíblicos são aspectos essenciais de todas as reuniões. Depois disso, o facilitador adulto conduz uma aula interativa. O líder tenta dramatizar a lição e envolver as crianças para tornar o ensino mais dinâmico. Ele ou ela lembra as crianças da necessidade de estender a mão e compartilhar o evangelho com seus amigos, familiares e vizinhos. A seguir, ocorre a comunhão.

O pastor Mario é apaixonado por discipular a próxima geração e transformar as gangues de rua em trabalhadores da colheita para Jesus, mas ele também sabe que precisa de líderes equipados e competentes para que o trabalho seja feito. Em Elim, todos os líderes de célula devem passar pelo processo normal de equipamento de seis meses, que é incorporado no livro The Equipping Route (com 26 aulas). A menos que existam questões de caráter, a pessoa que completa o treinamento de seis meses é capaz de liderar uma célula de jovens ou de adultos. No entanto, para liderar uma célula infantil, é necessário um treinamento adicional de oito meses. Assim, leva quatorze meses para liderar uma célula de crianças, mas apenas seis meses para liderar uma célula adulta normal. Os cursos adicionais para quem vai liderar células infantis incluem:

• Teologia bíblica da infância
• Educação infantil
• Crianças e adolescentes com traumas e vícios
• Política de proteção infantil
• Como ensinar crianças (pedagogia)
• Métodos de ensino dinâmico
• Identificando o abuso infantil

Como muitas das crianças nas células infantis vivem em bairros de El Salvador infestados de gangues, os líderes de célula são preparados para detectar e lidar com vícios na infância, trauma e abuso infantil. Os líderes são treinados para garantir que a atividade e as aulas das células sejam dinâmicas, divertidas e rápidas, especialmente porque muitas das crianças têm níveis mais baixos de educação e falta de atenção.

Líderes de célula também sabem que um dos seus principais objetivos é criar na célula um senso de amor, aceitação e pertencimento—algo que as crianças não têm em suas próprias casas. Dessa forma, as células infantis na Elim estão criando um senso de família, amor, camaradagem, e uma alternativa clara às gangues insidiosas que são comuns por todo San Salvador.

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: