Células de crianças

Grupos de Célula de Apenas Crianças

Por Joel Comiskey, fragmentos de Children in Cell Ministry (Crianças no Ministério Celular) (disponível em 23 de novembro, 2015), http://store.joelcomiskeygroup.com/chincemidifu.html

Grupos de célula de apenas crianças (AC) encontram-se semanalmente fora do prédio da igreja (normalmente em casas) assim como os grupos intergeracionais (GI), mas eles se encontram separadamente dos grupos de adultos. Em outras palavras, as crianças não se misturam com os adultos para o quebra-gelo e adoração, mas têm seu próprio quebra-gelo, adoração, lição e momento da visão.

As crianças que frequentam os grupos intergeracionais normalmente vêm com seus pais ao grupo, mas isso nem sempre é o caso dos grupos de apenas crianças. De fato, a Igreja Elim frequentemente tem como alvo bairros densamente povoados com o objetivo de iniciar grupos de apenas crianças. Aqueles que participam vêm de setores daquele bairro em particular.

Isso também ocorreu em Cusco, Peru, onde a Igreja Videira iniciou 400 grupos de apenas crianças, com muitos deles se encontrando totalmente distantes de um grupo de célula adulto existente. Com os grupos de célula de AC, vizinhanças cheias de crianças podem ser alvos sem a necessidade de uma célula adulta completamente funcionando para que isso aconteça.

Muitos grupos de AC encontram-se na mesma casa do grupo adulto e frequentemente ao mesmo tempo, apesar de esse não ser sempre o caso. Em outras palavras, há mais flexibilidade nos grupos de apenas crianças.

Outra distinção fundamental é a liderança. No grupo intergeracional, a liderança é compartilhada. Adultos se alternam para ensinar as crianças. Nos grupos de AC, existem líderes dedicados que são considerados os líderes daquele grupo de células em particular. Grupos de células de AC são tratados como grupos de células normais dentro da igreja. Ter um líder infantil dedicado também permite maior flexibilidade em onde e quando o grupo se reunirá.

Como os líderes adultos, todos aqueles que lideram grupos de células de AC devem passar pelo treinamento da igreja inteira, assim como os líderes de células de jovens e adultos. Como todos os líderes, aqueles que lideram células de AC são minuciosamente treinados e cuidados pela equipe de liderança da igreja.

A ordem para o grupo AC é similar à do grupo intergeracional:

• Boas-vindas
• Adoração
• Palavra
• Testemunho

A diferença está nas boas-vindas e na adoração porque o foco está nas crianças, ao invés de crianças e adultos, como nos grupos intergeracionais. Porque o quebra-gelo é apenas direcionado para as crianças, o líder pode se concentrar em temas relacionados a elas. Ele ou ela pode optar por ligar o tema da aula com o quebra-gelo.

Já que o momento de adoração em um grupo de AC não é com os adultos, ele pode ser mais voltado para as crianças. Adorar, compartilhar testemunhos e pedir oração pode ser parte da experiência de adoração em um grupo de AC. Algumas ideias para envolver as crianças na oração e na adoração incluem:

• Pedir às crianças para compartilhar um momento em que Deus respondeu uma oração. Louvem a Deus juntos por essas orações respondidas.

• Pedir às crianças para escolher canções de adoração favoritas e, em seguida, pedir uma ou mais crianças para conduzir essas músicas

O tempo de palavra e de testemunho em uma célula de AC são os mesmos que os grupos intergeracionais. Se o grupo de células de AC está se reunindo ao mesmo tempo e lugar que o grupo de célula adulta, as crianças podem compartilhar o que aprenderam com os adultos durante o tempo de comunhão.

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: