Robert Lay e as Células Intergeracionais

Robert Lay e as Células Intergeracionais

Por Joel Comiskey, trechos de Crianças no Ministério Celular (disponível no dia 23 de novembro de 2015), emhttp://store.joelcomiskeygroup.com/chincemidifu.html

Desde 1998, Robert Lay e seu ministério, Ministério Igreja em Células, já treinou mais de dezesseis mil pastores e líderes nos princípios e valores da igreja em células no Brasil. Após muitos anos de ensino consistente desses valores e princípios, há agora grandes e saudáveis igrejas em células em muitas, muitas denominações no Brasil. Além de ensinar os módulos, o ministério de Lay realiza duas conferências nacionais, cinco conferências regionais, e traduziu mais de setenta livros sobre igreja em células para o português.

O ministério de Lay também desenvolveu um currículo para células intergeracionais. Lay enfatiza a importância da responsabilidade dos pais para a educação cristã dos seus filhos. Ele acredita que a estratégia da igreja em células está ajudando as igrejas a mudarem sua atitude para com o ministério infantil. Lay diz: “A tarefa não é fácil. A igreja está nadando rio acima e enfrentando dificuldades para mudar a cultura de hoje”.

A maior luta, de acordo com Lay, é envolver os pais na educação cristã dos próprios filhos. Para mudar essa realidade, Robert Lay e sua equipe oferecem seminários para os pais e para os professores (facilitadores).

O material de Robert Lay tem três pilares:

  • A igreja aos domingos
  • A célula
  • O lar

O ministério de Lay desenvolveu sete anos de currículo para as crianças, e o material conecta o culto de celebração de domingo, a célula e um material devocional familiar a ensinado pelos pais. Para cada mês, há um manual que deve ser usado na igreja, um para a célula, e outro que é dado aos pais para ensinar os filhos em casa.

O material de domingo está desenvolvido em torno de aulas para crianças de idades específicas, e os materiais oferecem uma grande variedade de sugestões para interação e ensino dinâmico. Todas as faixas etárias recebem a mesma história da Bíblia no domingo, a partir de onde uma lição principal é tirada. Esse mesmo princípio é reforçado na célula e na casa, durante a mesma semana.

A porção da célula do material de Lay é voltada para o Grupo de Interesse (célula) em que os pais participam, e ali há o Cantinho das Crianças, onde há revezamento e cada um tem a sua vez de liderar a lição. Robert Lay pensa que as crianças devem estar mescladas dentro das células de adultos e não separadas dos pais. Ele acredita que a descrição que o Novo Testamento faz das reuniões da igreja mostra que as crianças estavam envolvidas com os adultos e todos eles eram parte da família de Deus.

Quanto à parte doméstica do material, o manual abrange o mesmo tema, mas oferece sugestões práticas para que os pais tenham seu tempo devocional familiar. Lay ensina que os pais têm a responsabilidade primária do desenvolvimento de seus filhos, por isso o material foi projetado para ajudar a orientá-los no processo. Os pais estão habilitados quando podem lembrar os filhos do que eles aprenderam no domingo e durante a célula (Grupo de Interesse). O conhecimento prévio por parte das crianças permite uma interação mais profunda entre pais e filhos.

Existem hoje centenas de igrejas que utilizam esses materiais. Lay disse: “Nós temos grandes testemunhos de famílias sendo afetadas e transformadas positivamente. Nós mantemos um canal aberto com as igrejas que usam os nossos materiais, e ouvimos histórias de transformação. Existem igrejas de todas as denominações usando os nossos materiais”.

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

2 comentários em “Robert Lay e as Células Intergeracionais”

  1. Gostei muito do assunto sobre o ensino de crianças integrando a igreja aos domingos, a célula e o lar.

    GOSTARIA DE SABER COMO ADQUIRIR ESSE MATERIAL.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: