Estrutura simples para a Visão

Estrutura simples para a Visão

Por Joel Comiskey, trechos de Crianças no Ministério celular (disponível dia 23 de novembro de 2015), http://store.joelcomiskeygroup.com/chincemidifu.html

Quando Jesus começou o seu ministério, ele o fez muito simples e claro -fazer discípulos. Como o meu bom amigo Daphne Kirk gosta de dizer e escrever, “Como adultos, como crianças.” Assim como adultos, temos de discipular as crianças. Temos de fazer isso tanto nos maiores encontros (celebração) quanto nos menores (celular).

No encontro maior

Ensino: Uma das principais maneiras de discipular crianças é ensiná-las a Palavra de Deus. As crianças, como os adultos, precisam ser ensinados de maneira inerrante a Palavra de Deus. A exortação de Paulo a Timóteo aplica-se a crianças,

Adoração: Ensinar a Palavra de Deus e adora-lo com outros crentes caminha-se lado a lado. Alguns chamam toda a experiência de “adoração.” Estou me referindo aqui em ajudar as crianças a aprender a entrar na presença de Deus, mover-se no Espírito de Deus, aprender a orar, e ouvir a voz de Deus. Claro, uma parte importante desta é reunir com outros adultos e crianças em uma reunião maior.

Passar a Visão: “Vamos conquistar esta nação para Jesus, e nós vamos começar com as crianças. Eles são o futuro. “Não vos canseis de fazer o bem; e o vosso galardão esta’ nos céus.” Este é o grito de guerra típico do pastor Aluízio e Márcia Silva, na Igreja da Videira. Eles perceberam que pessoas liderando as células das crianças podem tornar-se desanimados. Uma razão pela qual a Igreja da Videira detém uma conferencia anual é de encorajar os líderes com a visão maior de Deus para a igreja e nação.

Evangelismo: Oitenta e cinco por cento das experiências de conversão ocorrem para as pessoas entre as idades de quatro e quatorze anos. E, se nós estamos indo para fazer discípulos de todas as nações, precisamos começar com a conversão das crianças.

Discipulado na célula

Jesus sentiu que o processo do grupo foi essencial para fazer discípulos que fazem discípulos e o mesmo acontece com as crianças. A Igreja primitiva continuou o processo de fazer discípulos de casa em casa e as crianças foram uma parte vital dessas igrejas domésticas iniciais.

O foco da célula infantil não é apenas de receber informações. Pelo contrário, é um pequeno grupo de crianças, não necessariamente da mesma idade-que estão crescendo juntos, aplicando a Bíblia de forma interativa, e alcançando `a outras crianças.

Grupo de célula infantil prioriza a transformação dos presentes e o foco está na aplicação da Palavra de Deus. Quando as crianças abrem a Bíblia juntos, a mensagem é dirigida da forma como as crianças podem viver a sua fé cristã de cada dia.

Crianças na célula são encorajados a ouvir a voz de Deus, orar e falar o que Deus está mostrando a eles. O Espírito toca a vida delas da forma como cada criança responde ao Espírito nele ou nela. Jesus é o Senhor da célula, que é a sua Igreja, e ele gosta de operar e realizar a transformação.

Existem dois tipos de grupos de células para crianças. Um deles é o grupo intergeracional (GI) e o outro é o grupo de apenas crianças (AC). O grupo GI destaca todas as gerações, incluindo crianças, enquanto o grupo AC é liderado por uma equipe de adultos na casa de alguém durante a semana. Ambos são comuns no ministério de células

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: