UMA FAMÍLIA À IMAGEM DE DEUS

REFLEXÃO: A Feira de Bordados

Certo dia, eu estava passeando numa feira de bordados e observei que as pessoas que estavam comprando olhavam sempre com muita atenção para o avesso dos trabalhos, especialmente ponto-cruz e arraiolo. Então eu fiquei curioso, porque aparentemente o lado mais importante é a frente, onde está a beleza do trabalho. Perguntei a uma artesã e ela me disse que é no avesso que se percebe a qualidade do trabalho.

Da mesma forma devemos nos esforçar para ter uma conduta de amor e zelo pelos princípios de Deus, um coração quebrantado em todos os nossos relacionamentos em nossa casa, na escola, no trabalho, na igreja. Por “dentro” e por “fora” devemos refletir a glória de Deus, a Sua imagem abençoando todos ao nosso redor. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros (João 13.35).

 

TEXTO: Salmo 127.1, Gênesis 1.27-28, Lucas 6.43-44, 1 Coríntios 7.4

Salmo 127.1: Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.
Gênesis 1.27-28: Criou Deus, pois, o homem a sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou…
Lucas 6.43-44: Nenhuma árvore boa dá fruto ruim, nenhuma árvore ruim dá fruto bom. Toda árvore é reconhecida por seus frutos.
1 Coríntios 7.4: A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher.

RESUMO DA MENSAGEM

A família foi a primeira instituição criada por Deus, o ambiente ideal para se viver e desfrutar as bênçãos do Senhor. Para isso precisamos conhecer e viver o “manual” deixado pelo “fabricante”, a Bíblia. A família foi criada para revelar Deus ao mundo. É nesse ambiente que aprendemos a amar, se relacionar, perdoar… a ausência desse ambiente gera graves consequências na formação das pessoas. Uma família onde Jesus é o Senhor e os princípios de Deus são vividos é esperança para a sociedade. Começando uma nova família. Grande parte dos casamentos são frutos do período do namoro, que é o tempo para se construir fundamentos. Estatísticas apontam que muitos casamentos acabam em separações, muitos destes porque não passaram por uma boa preparação no período do namoro. 1. No namoro havia intimidade, mas não havia compromisso. 2. Pularam a fase da amizade. Na amizade conhecemos as pessoas, como reagem, como tratam os pais, amigos, etc. 3. No namoro, confundiram prazer físico com amor. Temos que respeitar o corpo e valorizar o coração. 4. No namoro, se isolaram de outros relacionamentos. O relacionamento de Deus não exclui as pessoas e nem afasta as pessoas de Deus. 5. Esqueceram de se preparar para o futuro. Temos que utilizar o tempo para crescer, consolidar a vida nos estudos, no trabalho, na obra de Deus. 6. Sentiram desgosto com o dom de estar solteiro no tempo de Deus. Temos que aproveitar o tempo e a oportunidade de viver essa fase dada pelo Senhor. 7. Não avaliaram o caráter do outro. Conhecer como reage quando é contrariado; se vive os princípios de Deus. Desocupados ou reservados? Aquele que está solteiro não está desocupado, está reservado, há alguém que Deus reservou para ele. Os casados estão ocupados. Existe um caminho santo e seguro pelo qual dois jovens cristãos podem ir da fase do conhecimento até o casamento, sem ceder às pressões do sistema mundano e viver um romance à maneira de Deus, um Romance Real. Quais os princípios da Palavra de Deus que embasam o Romance Real? 1. Salvação (João 3.16). 2. Maturidade física e espiritual (Efésios 4.13, 1 Coríntios 14.20). 3. Estudos e finanças (Lucas 14.28). 4. Bênçãos dos pais (Efésios 6.1-4). 5. Apoio dos líderes espirituais (Hebreus 13.17). 6. Paz completa no seu espírito (Colossenses 3.15). Viva um Romance Real. Construa uma família à imagem de Deus!

EM DISCUSSÃO 

  1. A família foi criada para revelar Deus ao mundo. Como nossa família pode revelar o amor de Deus para outras famílias ao nosso redor?

Vivendo os princípios de Deus, de amor, perdão, serviço, fidelidade, etc. Testemunhando para outras famílias, ajudando-as em suas necessidades, etc… Na convivência com as pessoas, quando estamos cheios de Jesus a Sua presença se manifesta mesmo nos pequenos detalhes.

 

  1. Muitos casamentos passam por dificuldades porque no período do namoro não criaram os fundamentos necessários para um bom relacionamento. Quais os aspectos mencionados pelo pastor?

No namoro tinham intimidade, mas não tinham compromisso; pularam a fase da amizade; confundiram prazer físico com amor; se isolaram de outros relacionamentos; esqueceram de se preparar para o futuro; sentiram desgosto com o dom de estar solteiro no tempo de Deus; não avaliaram o caráter do outro.

  1. Existe um caminho para viver um relacionamento à maneira de Deus, o Romance Real. Quais os princípios da Palavra de Deus que regem o Romance Real e qual o que mais chamou a sua atenção?

Salvação; maturidade física e espiritual; estudos e finanças; bênçãos dos pais; apoio dos líderes espirituais; paz completa no seu espírito.

  1. O que mais Deus falou ao seu coração através dessa mensagem?

Respostas pessoais e variadas.

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: