Desenvolvendo Equipes na Liderança Celular

Desenvolvendo Equipes na Liderança Celular

por Robert Lay, Ministério da Igreja em Células Brasil, www.celulas.com.br

Eu fui pastor por quinze anos antes de me tornar um pastor de igreja em células. Em nossa formação no seminário tradicional, não recebemos qualquer treinamento sobre liderança compartilhada ou liderança em equipe para o cuidado pastoral. Fomos treinados para sermos bons líderes no modo de cavaleiro solitário. O conceito principal era se tornar um bom pastor, um bom conselheiro e um bom pregador. O principal objetivo do treinamento era desenvolver grandes líderes, com o máximo de conhecimento teológico possível. Uma teologia gritante impediria a igreja institucional de cair em heresia. Mas, ironicamente, as maiores heresias foram produzidas por estudiosos, acadêmicos e teólogos!

Por outro lado, se estamos dispostos a desaprender e reaprender com Jesus, veremos o oposto. Ele deu pouca formação teológica formal para seu protótipo de liderança celular. Sua principal preocupação era, de maneira prática, ensinar a seus discípulos os novos valores do Reino. Ele trouxe essas verdades de Seu Pai e, em seguida, viveu essas verdades em todos os dias de treinamento, conforme ele tinha contato com as pessoas. Seu objetivo era ensinar-lhes a servir e fazê-los entender que eles precisavam uns dos outros. Eles formariam corpos de Cristo depois que Ele fosse embora. Eles teriam que cuidar uns dos outros, vivendo em pequenos grupos nas comunidades cristãs básicas chamadas Ekklesia.

No Novo Testamento, a igreja Ekklesia era um movimento de “uns aos outros”, doando e recebendo, e não um monumento assistido e cuidado por um guarda solitário, o pastor. Em 1 João 2:12-14, vemos como os pais cuidam dos jovens e os jovens cuidam de crianças. Esse é o caso em uma boa célula. Nenhum líder lidera sozinho. Ele tem um núcleo de “pais” que o ajudam. Maduros ou no caminho da maturidade, os membros da célula ocupam responsabilidades compartilhadas com o líder.

Vamos reaprender com Jesus. Ajude-nos Deus!

Robert

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: