Presente de Deus: Uma Equipe

Nas Escrituras nós encontramos um líder do povo de Deus forte e dedicado– seu nome é Moisés. Moisés era um homem brilhante, educado em toda a sabedoria dos egípcios (Atos 7:22).

Presente de Deus: Uma Equipe

Por Rob Campbell, www.cypresscreekchurch.com

Nas Escrituras nós encontramos um líder do povo de Deus forte e dedicado– seu nome é Moisés. Moisés era um homem brilhante, educado em toda a sabedoria dos egípcios (Atos 7:22). Quando pensamos sobre Moisés, nos lembramos de Deus usando-o para abrir o Mar Vermelho. Nos lembramos dos desafios apresentados a ele por seu próprio povo, conforme eles vagavam pelo deserto. Nós pensamos sobre suas habilidades de tutoria com certos protegidos, como Josué. Houve momentos, no entanto, em que Moisés precisava de outras pessoas para experimentar o poder de Deus. Deixe-me citar três exemplos.

Primeiro, Moisés foi chamado por Deus para falar com o Faraó egípcio e liderar o povo de Deus à liberdade. Sua resposta ao Senhor pode soar familiar para você. “Ah, meu Senhor! Eu não sou homem eloquente”, ele disse. “Sou pesado de boca e pesado de língua” (Êxodo 4:10). Aqui, Moisés está expressando para Deus sua falta de confiança e de poder. Como Deus lhe respondeu? Deus instruiu Moisés a levar com ele seu irmão Arão para falar com o Faraó. Em essência, Deus disse a Moisés: “Tudo bem, meu líder escolhido, olhe ao seu redor– quem é mais qualificado em sua equipe para entregar a palavra?”.

O segundo episódio ilustrando a necessidade de Moisés por outras pessoas ocorreu durante a batalha de Israel com os Amalequitas. Em Êxodo 17:10-13 nós lemos: “Moisés, Arão e Hur, porém, subiram ao alto da colina. Enquanto Moisés mantinha as mãos erguidas, os israelitas venciam; quando, porém, as abaixava, os amalequitas venciam. Quando as mãos de Moisés já estavam cansadas, eles pegaram uma pedra e a colocaram debaixo dele, para que nela se assentasse. Arão e Hur mantinham erguidas as mãos de Moisés, um de cada lado, de modo que as mãos permaneceram firmes até o pôr-do-sol. E Josué derrotou o exército amalequita ao fio da espada”.

Finalmente, em Êxodo 18 nós encontramos um líder bastante cansado e exausto. Moisés estava servindo o povo como um juiz de manhã até o final da tarde. Entrou Jetro, sogro de Moisés. Jetro estava sendo usado por Deus quando disse a Moisés: “Você e o seu povo ficarão esgotados, pois esta tarefa lhe é pesada demais. Você não pode executá-la sozinho” (Êxodo 18:18). Jetro ainda aconselhou Moisés a selecionar pessoas capazes que serviriam como juízes de mil, cem, de cinquenta e de dez, deixando apenas os casos mais difíceis para Moisés.

Por favor, perceba que nos três casos citados acima Deus providenciou o poder para Moisés ser um líder eficaz. Deus enviou outras pessoas para Moisés– os membros de sua equipe. Agora, não se esqueça da resposta de Moisés a esses três cenários em sua vida. Ele recebeu os membros de sua equipe como um presente de Deus. Essa recepção de ajuda está enraizada na humildade.

Como Moisés, você vai precisar da ajuda de Deus através de outras pessoas. Nenhum homem ou mulher é uma ilha. Nenhum homem ou mulher pode ser forte o tempo todo. Quem Deus está colocando em sua vida para ser um canal de Seu poder? Quem é seu Arão? Hur? Jetro?

Rob

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: