Conectando os visitantes de Domingo nas células

Um pastor recentemente me perguntou sobre o que ele poderia fazer para conectar o crescente número de visitantes de domingo a grupos celulares. Primeiro eu disse a ele algumas coisas que eu não faria. Por exemplo, eu lhe disse para não alterar a definição do que é uma célula para acomodar novas pessoas. Algumas igrejas, especialmente na América do Norte, têm tentado obter novas pessoas para as células, ampliando sua definição de um grupo de células para incluir a Escola Dominical, grupo de louvor, arrumadores, ministério de prisão, e assim por diante. Eu disse a ele que fazer isso iria diminuir a qualidade da célula e o processo de discipulado.

Positivamente, eu disse a este pastor que ele tinha que exemplificar o envolvimento e a paixão celular. Seu envolvimento iria ajudar os recém-chegados a testemunharem a importância das células através dos sermões, anúncios, e assim por diante. Este pastor em particular estava liderando uma célula e eu sabia que ele era um grande exemplo, então eu o encorajei a continuar a fazer o que ele estava fazendo.

Depois eu sugeri algumas estratégias para fazer com que as pessoas se envolvam, como iniciar novas células para recém-chegados, anunciar essas novas células na manhã de domingo e ligar seu tempo inicial de dar as boas-vindas para os recém-chegados com o ministério celular. Eu o encorajei a ter alguns líderes de células presentes no momento de boas-vindas aos recém-chegados que poderiam dar testemunho e até mesmo convidar essas pessoas novas para suas células. Eu também o lembrei da estratégia “experimentada e verdadeira” de pedir aos líderes de célula que convidem agressivamente os recém-chegados a seus grupos de células. Na verdade, eu sempre digo para as igrejas: “Não seria ótimo se três líderes de célula se aproximassem do mesmo convidado, convidando-o a seus grupos celulares?”. Tais convites não só faz com que os convidados se sintam bem-vindos, mas também demonstra para o restante da igreja que as células são muito importantes. Eu disse-lhe também para incentivar seus grupos de células para fazerem eventos especiais de evangelismo para os recém-chegados, como churrascos, piqueniques e assim por diante.

Mas e aquelas pessoas que participam de uma célula e não do encontro maior (culto de celebração)? Elim tem duas vezes mais pessoas em células do que em seus cultos de celebração de fim de semana? O que as células podem fazer para levar as pessoas aos cultos? Em primeiro lugar, eu sempre esclareço que as células são para os membros da igreja ou pessoas sem igreja. Eu exorto fortemente os líderes células para evitarem convidar crentes que são membros fiéis em outras igrejas evangélicas. Isso é antiético.

Então, o que pode ser feito para mover as pessoas na célula para o encontro maior? Algumas igrejas em células têm eventos de domingo projetados especificamente para atrair participantes celulares. Lembro-me de uma igreja no Equador que foi muito bem sucedida em ter um Dia do Amigo mensal. Existem muitas outras estratégias, mas vamos falar sobre elas durante o mês de Maio.

Durante o mês de Maio nós vamos explorar este tópico de conexão entre célula e culto de celebração. Vários pastores e líderes vão compartilhar as suas convicções e experiências nesta área.

• Semana 1 (03 a 09 de Maio); A base bíblica. No Novo Testamento havia uma conexão entre a célula e o culto de celebração. Redes de igrejas domésticas eram ligadas através de liderança e reuniões ocasionais. Nós também vemos igrejas em células que se reuniam regularmente nas células e nos cultos de celebração (Atos 2 e 1Coríntios 14).
• Semana 2 (10 a 16 de Maio); Lançamento da visão. O pastor principal e a equipe pastoral precisam exemplificar o que eles querem que os outros sigam. Eu adoro quando pastores principais lideram uma célula, participam de uma célula ou fazem parte de uma equipe celular. Isto fala muito alto para a igreja. O pastor principal também tem de “consistente e persistentemente” estar envolvido em promover a visão (por exemplo, sermão, anúncios, reconhecimento especial, etc.).
• Semana 3 (17 a 23 de Maio); O que não fazer. Eu incentivo as igrejas a não comprometerem a definição de uma célula a fim de tornar mais fácil que as pessoas se envolvam em um pequeno grupo. Eu também desencorajo grupos de células a convidarem crentes de outras igrejas evangélicas para seus grupos de células. Isso é antiético.
• Semana 4 (24 a 30 de Maio); Quais são algumas outras estratégias para conectar pessoas do culto de celebração com a célula? Eu sempre encorajei os líderes de células e membros a convidarem os recém-chegados de forma agressiva para participarem de suas células. Existem outras estratégias que funcionam bem, como ter um tempo de boas-vindas aos visitantes onde líderes de células estejam presentes, pedir às células para terem noites especiais de “casa aberta” para convidar novas pessoas e conectar o acompanhamento de novos visitantes com líderes de célula ou membros. Algumas igrejas são muito eficazes em levar as novas pessoas da chamada do altar para uma sala separada onde líderes de células pegam seus nomes e se comprometem a acompanhá-los.
• Semana 5 (31 de Maio a 05 de Junho); Conectando pessoas das células para o culto de celebração. Algumas pessoas participam da célula e não da celebração. Quais são algumas estratégias para levá-los para o culto? Algumas igrejas têm Dia do Amigo, um culto especial de domingo projetado para recém-chegados. As células fazem um esforço concentrado para convidar pessoas naquele dia. Vamos compartilhar outras estratégias eficazes.
Como você tem conectado pessoas com ambas as asas da igreja em células? Compartilhe o que você aprendeu.

Joel Comiskey

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Um comentário em “Conectando os visitantes de Domingo nas células”

  1. OLÁ QUERIDO PASTOR MUITO OBRIGADO POR TODO MATERIAL Q O SR TEM ME MANDADO, ESTA SENDO MUITO ÚTIL COM RELAÇÃO A APOSTILA DO TLC, TEM SLIDES NA REDE PARA QUE EU POSSA BUSCAR?

    Em 4 de maio de 2015 08:55, Discipulado – Pr Andre LDA – Servindo o Reino

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: