Não Tente Economizar Tempo Chamando Tudo de “Célula”

Não Tente Economizar Tempo Chamando Tudo de “Célula”

por Joel Comiskey

A fim de economizar tempo em nossa sociedade ocupada, muitas igrejas decidem ampliar sua definição de uma célula. Algumas igrejas falam sobre ter um grande número de pequenos grupos, mas na realidade eles estão se referindo a pequenos grupos de arrumadores, diáconos, equipes de louvor, ministérios de prisão, e também seus pequenos grupos normais ou grupos de células. Elas basicamente rotulam seu ministério e programas como “pequenos grupos”. Muitas vezes a razão para esta grande variedade é ajudar as pessoas ocupadas a se envolverem em um “pequeno grupo”. Assim, enquanto a motivação pode ser boa, o resultado é um sistema celular enfraquecido que resulta na falta de discipulado verdadeiro.

Lembre-se que nós nunca conseguimos mais qualidade pedindo por menos qualidade. Diminuir a qualidade da célula vai fazer com que eventualmente a estratégia de igreja em células desmorone e se desintegre. Meu conselho é nunca baratear a definição de uma célula. É a base da igreja e o local onde o discipulado ocorre. Cada parte de uma definição saudável deve contribuir para a verdade de que a célula é a igreja. Eu defino uma célula como um grupo de três a quinze pessoas que se reúnem semanalmente fora do prédio da igreja com o propósito de evangelismo, comunidade e crescimento espiritual, com o objetivo de fazer discípulos que fazem discípulos, o que resulta em multiplicação…

Você pode ajustar a minha definição, mas eu acho que é importante manter os componentes básicos fundamentais, dando liberdade em relação ao local em que as células vão se reunir, a lição que elas vão seguir, sua homogeneidade, nível de participação, e como elas se chamam. No entanto, uma vez que a célula é a igreja, é essencial que as células mantenham um elevado nível de qualidade. Definir uma célula com uma definição de qualidade vai ajudar a assegurar (não garantir) que os membros se tornem discípulos que fazem discípulos.

Joel

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: