Eu Devo Dizer Não

Eu Devo Dizer Não

Por Bill Mellinger

Josué 1:7 NVI – “Somente seja forte e muito corajoso! Tenha o cuidado de obedecer a toda a lei que o meu servo Moisés lhe ordenou; não se desvie dela, nem para a direita nem para a esquerda, para que você seja bem sucedido por onde quer que andar”.

Em um blog anterior, Rob Campbell enfatizou a importância de saber quando dizer “Sim” e quando dizer “NÃO”. Como o pastor principal, eu tenho a responsabilidade de definir a direção do curso de nossa igreja. Cristo nos deu a nossa missão. Como capitão de um transatlântico, eu devo manter-nos focados e em curso.

A caixa de entrada do meu e-mail está sempre cheia de convites para utilizar um novo programa, uma nova aventura espiritual, vídeos e várias ferramentas de discipulado, programa para equipar líderes, recursos de treinamento e muitas outras coisas boas. Cada recurso tem algum valor e poderia ser um ótimo programa. Eu não tenho tempo, dinheiro ou energia para revê-los todos em detalhes. Na verdade, eu preciso deletar a maioria deles sem pensar duas vezes. Enquanto os muitos publicadores veem o seu valor, a nossa igreja iria à falência se eu comprasse todos eles. A sanidade pessoal e a sobrevivência exigem que eu diga “Não” para muito do que vem através da minha mesa ou para o meu computador.

Eu amo fazer coisas novas, assumir riscos e superar desafios. Isso é ótimo para emoções pessoais, mas não é bom para a direção de um ministério. A missão e a visão nos mantém em curso. Táticas e estratégias podem mudar, mas mesmo elas devem ter em foco a missão principal.

Já que eu acredito que Deus nos chamou para ser uma igreja relacional que é construída sobre os princípios de duas asas de célula e culto de celebração, eu não vou delegar esta direção para qualquer outra pessoa. Eu tenho guardado essa visão quando as pessoas querem que façamos um novo programa, por estar disposto a dizer não a algo que é bom, mas não o melhor. Eu participo de uma célula. Eu treino líderes de célula e eu continuo a manter a bandeira erguida para os outros verem. Algumas pessoas não permaneceram com a gente porque eu disse não para o seu programa. Cristo quer que a gente vá por todo o mundo e façamos discípulos e eu farei tudo o que puder para manter-nos nessa missão. Às vezes eu vou dizer que sim, mas mais frequentemente do que não, eu tenho que dizer não para nos manter em curso.

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: