Erros e Correções

Erros e Correções

por Robert Lay, Cell Church Ministry Brazil (Ministério da Igreja em Células- Brasil)

No meu caso, eu penso que o maior erro em se tornar uma igreja em células aconteceu comigo e em mim. Eu estava certo de que entendia todas as implicações, estratégia, sistemas e o mais importante de tudo, os valores de uma igreja do Novo Testamento. Eu estava pronto para voar, no meu entendimento, mas quando a turbulência ocorreu, e toda a sorte de problemas inesperados apareceu, eu descobri que as minhas lições básicas sobre voo no solo não eram suficientes, uma vez que eu estava no ar.

A preparação era o meu maior problema. Eu, como tantos pastores que conheci mais tarde, pensei que eu sabia todas as implicações deste novo paradigma de uma Igreja relacional. Meu Antigo paradigma de uma igreja institucional e baseada em programas ainda não havia me abandonado. Ele ainda estava muito presente em tudo que eu fazia, planejava e pensava. Eu não treinei meus líderes bem o suficiente e acabei dando-lhes tarefas e trabalhos, assim como eu fazia na igreja baseada em programas. Eu também não percebi que eu e meus membros ainda estávamos operando numa base produtor/consumidor (alguns produzem, e a maioria consome). Nos programas, todas as pessoas estavam sentadas nos bancos ou nas cadeiras à espera de um bom entretenimento. Uma vez que eram colocadas em células, elas continuaram a consumir, esperando que o líder as entretivesse, esperando ter um momento bom. Essa mentalidade oprimiu os líderes, sobrecarregando-os.

Eles se esgotaram, um por um.

Eu tive que começar tudo de novo, primeiramente relendo os Evangelhos, e reaprendendo com Jesus, o fundador desse movimento relacional chamado Igreja. Eu tive que primeiro aprender como deixar a comunidade relacional com minha célula protótipo, com meus líderes. Conforme eles aprenderam isso comigo, nós juntos adicionamos mais pessoas de pouco em pouco, até que a transição estivesse completa.

Ajude-nos Deus.

Robert Lay

Autor: Pr Andre LDA

Bacharel em Teologia pela Faculdade Evangélica do Brasil - ISBL, estudou também na Faculdade Teológica Sul Americana, convalidando o curso na Unicesumar. Especialista em docência no ensino superior pela Unicesumar e Liderança, Plantação e Revitalização de Igrejas pelo Seminário Teológico Asbury. Atualmente é graduando em licenciatura em história pela Unicesumar. Tenho uma grande e honrosa missão, Ganhar, Cuidar e Encorajar as pessoas a terem um relacionamento com Jesus, é nisso que gasto minha vida, eu e toda minha família estamos envolvidos nesta nobre tarefa. Soli Deo Gloria

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: